Um Jardim Chamado Getsêmani: a contribuição de Newton Navarro para o processo de modernização do teatro em Natal (1948-1964)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Carvalho, Gabriela Fernandes
Orientador(a): Moura, Monize Oliveira
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58071
Resumo: A partir do estudo sobre o teatro moderno brasileiro, esta dissertação investiga em que medida o espetáculo Um Jardim Chamado Getsêmani contribuiu para a modernização do teatro em Natal, Rio Grande do Norte. Escrita por Newton Navarro (1928-1992), a peça estreou no Teatro Alberto Maranhão, em 1964, com direção de Wilson Maux (1937-2011). Buscando compreender por que ela foi considerada, por Othon (1998) e Santos (1996), como o marco da modernidade no teatro natalense, a pesquisa aborda a formação artística de Navarro; o diálogo entre ele e a arte moderna pernambucana; e seus primeiros passos no teatro natalense nos grupos Os Farsantes (1949-1950) e Teatro Experimental de Arte (1951). Posteriormente, é realizada a análise dramatúrgica de Um Jardim Chamado Getsêmani e, por fim, a discussão sobre a montagem de 1964, evidenciando o trabalho e a trajetória de Wilson Maux, a materialidade da cena e a recepção crítica ao espetáculo. As fontes consultadas são o acervo pessoal de Newton Navarro, o acervo documental do Teatro Alberto Maranhão e periódicos nacionais publicados entre os anos de 1948 e 1964. Dessa forma, esta dissertação almeja contribuir para a historiografia do teatro em Natal, apresentando um Navarro até então comentado superficialmente na academia: o artista de teatro.