Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
Teixeira, Fellipe Rafael Carnaúba |
Orientador(a): |
Oliveira, André Luiz Muniz |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25023
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Resumo: |
A presente pesquisa tem por objetivo relatar, de forma detalhada, o processo interpretativo do regente a partir da ótica do autor deste trabalho, utilizando como objeto de pesquisa a obra Appalachian Spring (1944), do compositor norte-americano Aaron Copland (1900 – 1990). O questionamento motivador desta pesquisa é sobre como se dá o processo interpretativo do regente, visto que este não dispõe do aparato da orquestra no momento de preparação da obra. O primeiro capítulo - a introdução - apresenta um estudo sobre a interpretação musical de forma geral: os objetivos, a justificativa e a metodologia. No segundo capítulo - desenvolvimento da pesquisa - há três pontos de estudo: um sobre a construção da sonoridade orquestral por parte do regente - como se configura, os passos, dificuldades e importância desse processo para a realização musical; um estudo sobre os silêncios musicais e a importância de sua observação para a interpretação da obra; e, por último, a análise do repertório gestual empregado pelo regente na obra em questão. Ainda no desenvolvimento, o trabalho traz o relato da experiência do autor sobre como se deram seus ensaios e sua perspectiva até o concerto. No terceiro capítulo, há a conclusão da pesquisa. Nos anexos, estará presente a partitura com as marcações de estudo do autor do trabalho. |