O papel do ator-Xamã na instauração-cênica-ritual

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Silva, José Nilton dos Santos
Orientador(a): Salles, Nara Graça
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28159
Resumo: A investigação proposta por esta dissertação está centrada no sentido de compreender o meu papel como um possível ator-xamã a partir de uma instauração cênica-ritual intitulada “Y”. O processo criativo colocado em prática e analisado, foi inspirado nos estudos ocultistas da Kabala, da Filosofia Hermética e do Tarot. O pensamento teórico que guiou este trabalho encontra-se fundamentado nas obras de Antonin Artaud, sendo uma referência matriz para esta averiguação. O processo criativo experimentado levou em consideração o conceito de Instauração Cênica elaborado por Nara Salles (2004) que incorpora elementos das artes visuais ao campo do teatro e da performance, que além de propor resíduos a serem deixados no local da instauração e como procedimento criativo explora a memória e matrizes corpóreovocais dos instauradores da cena. Minha proposta de um trabalho do ator/atriz como xamã parte das ideias apresentadas e discutidas por Antonin Artaud em sua obra, O Teatro e seu Duplo (1985) propondo este olhar a ser acrescido ao conceito de Instauração Cênica sendo a esta agregado. A partir desta referência e dos elementos cênicosdramatúrgicos desenvolvidos na instauração cênica “Y” descrevo as possibilidades de relações entre o trabalho místico de um ator/atriz e de um xamã, percebendo a forma como eu me aproprio dos estímulos místicos utilizados na criação como um novo procedimento para o teatro compreendido com fundamentos no ritual. A escrita dissertativa se apresenta como uma série de cartas, sendo estas direcionadas ao Ator e diretor Antonin Artaud. As sessões de textos foram ordenadas e estruturadas com base no Tarô Cabalístico de Rider (2009), assim para cada carta endereçada a Artaud é oferecida uma imagem de tarô como estimulo inicial para o desenvolvimento do tema.