Narrativas de surfistas brasileiros: notas sobre a emergência do surfe profissional

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Souza, Thiago Silva de
Orientador(a): Rigo, Luiz Carlos
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Departamento: Escola Superior de Educação Física
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7273
Resumo: Esta tese foi elaborada no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas, na linha de pesquisa Estudos Socioculturais do Esporte e da Saúde. Os produtos finais dessa tese são dois artigos que dialogam no processo de composição do objeto da pesquisa: o surfe praticado por surfistas brasileiros. Assim a questão norteadora dessa tese foi como os surfistas brasileiros situaram-se no processo de profissionalização e de transformação do surfe em um esporte moderno. O primeiro artigo “Possibilidades heterotópicas do surfe: uma análise do discurso de Ricardo dos Santos” teve como objetivo principal analisar o discurso do surfista assassinado na Guarda do Embaú em 20 de janeiro de 2015, a partir de alguns conceitos foucaultianos como: discurso; acontecimento e heterotopias. Os resultados dessa investigação demostram que apesar de Ricardinho pertencer à geração de surfistas brasileiros que aderiram ao surfe competitivo, seu discurso engajado ressaltava o cuidado com o meio ambiente e uma valoração da dimensão lúdico-brincante do surfe, instituindo assim a possibilidade dessa prática constituir-se em uma heterotopia. O segundo artigo “Técnicas corporais de surfistas brasileiros: notas sobre a performance das manobras”, teve por objetivo produzir uma narrativa sobre o processo de construção, a gênese, das manobras do surfe e as técnicas corporais de surfistas brasileiros. As narrativas, dos quatro surfistas (três homens e uma mulher), que se profissionalizaram a partir da década de 1990, mostram um conjunto de investimentos ligados à modelagem de seus corpos a um estilo agressivo de surfar, nos moldes valorizados no circuito mais em voga da época.