Internalismo de Razões e a Deflação da Sistematização Ética segundo Bernard Williams.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Matos, Cristiann Wissmann
Orientador(a): Ferraz, Carlos Adriano
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Departamento: Instituto de Filosofia, Sociologia e Politica
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5097
Resumo: O objetivo central deste trabalho é verificar como Bernard Williams aborda o papel do conteúdo normativo para as ações dos agentes morais a partir de uma deflação do caráter sistematizador da ética. Para isso, será necessário determinar quais são os elementos que envolvem as questões morais em sua proposta, tendo em vista sua posição deflacionada e assistemática em ética que endossa sua tentativa de não utilizar um critério moral substantivo de avaliação para as ações. Nesse sentido, devida às características deflacionarias fornecidas para a ética em sua teoria, essa pesquisa direciona sua análise a partir três pontos básicos: (i) estabelecer a distinção entre internalismo e externalismo de razões, discutindo a chamada interpretação standart do internalismo de Williams e sua relação com o problema da deliberação apropriada; (ii) discutir o problema da normatividade a partir do pressuposta da inexatidão moral, distinguindo normatividade com resultado único versus normatividade com resultados inexatos. Paralelamente, isso permitirá determinar o status deflacionário da ética conferido pela deliberação, o que, consequentemente, indica uma posição antirrealista a sua teoria; por fim, (iii) apresentar as críticas de Williams às teorias morais sistematizadoras, considerando seus contrapontos universalistas, tais como o kantismo e a vertente contratualista. Por um lado, esses três pontos oferecerão elementos para rejeitar a tese de que sua teoria incorre em um relativismo grosseiro. Por outro, haverá um endosso de sua adesão a um antirrealismo moral, dada a visão deflacionada da ética em Williams. Dessa forma, espera-se determinar em que medida as considerações éticas de Williams não visam um ponto arquimediano pretensamente estável para basilar as escolhas éticas, mas uma consideração sobre a dimensão reflexiva que assegure o papel real de desejos, emoções e disposições para o agir na complexidade da vida ética humana.