Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2008 |
Autor(a) principal: |
Simões, Igor Moraes |
Orientador(a): |
Ferreira, Márcia Ondina Vieira |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pelotas
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação
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Departamento: |
Faculdade de Educação
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7843
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Resumo: |
No presente estudo proponho-me a compreender a leitura realizada por meninos e meninas acerca das representações do corpo feminino através da imagem, articulando estas leituras às relações de gênero, artes visuais e educação a partir de dois grupos de imagens: o primeiro selecionado a partir das escolhas dos alunos, sem a minha intervenção, e o segundo, selecionado por mim, enfocando imagens artísticas que têm como tema a representação da mulher em diferentes períodos da produção artística. O primeiro grupo tem como objetivo identificar quais as imagens de mulher presentes a partir das escolhas dos sujeitos de pesquisa, buscando identificar as imagens de mulher mais recorrentes no repertório destes sujeitos. O segundo grupo, com imagens da Arte, tenta compreender como estes alunos lêem estas representações de mulher, dentro do campo artístico, e quais referenciais aparecem nestas leituras. Para tanto, optei pela metodologia qualitativa, articulando o método do grupo de discussão. No campo teórico estabeleço, em primeiro plano, as noções de gênero, entendendo este conceito como construção social e cultural baseado principalmente nas formulações de Joan Scott e de teóricas/os que discutem, conceitualizam e problematizam as questões de gênero. Estas discussões têm, aqui, forte ponto de apoio nas formulações dos estudos culturais, de Stuart Hall e em claves de Foucault. Traz-se para a discussão, ainda, as noções de representação e a construção de subjetividades a partir da imagem, usando como referencial principal as formulações de Fischer. A educação e o ensino da Arte também estão contemplados, articulados aos temas e discussões aqui apresentados, principalmente a relação Gênero/Arte, Gênero/Sexualidade/Educação. Entre os lugares apontados por esta pesquisa está a relação imagem da mídia e imagem da arte e os sentidos que migram da primeira para segunda.Todas as imagens selecionadas pelos alunos foram imagens da mídia, demonstrando as imagens de mulher que mais lhes produzem sentido e que mais operam no seu cotidiano. Percebi que os referenciais adotados na leitura das representações de mulher do campo da Arte são os mesmos construídos na mídia. A beleza foi um dos pontos principais das leituras dos alunos e o referencial que define o que é feio ou belo é aquele adotado pela mídia. Nas discussões foi possível identificar também suas noções de gênero, a partir das elaborações sobre a beleza e a representação da mulher. |