Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Moraes, Alice Martins |
Orientador(a): |
Costa, Ana Elísia da |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pelotas
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
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Departamento: |
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7503
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Resumo: |
Este estudo tem como tema a arquitetura contemporânea e como objeto de estudo o escritório Una Arquitetos, eleito em 2010 como um dos mais relevantes da “nova geração” da arquitetura brasileira. Seu desenvolvimento apoia-se no pressuposto de que parte da arquitetura contemporânea pode ser entendida a partir do reconhecimento das heranças e transgressões do legado moderno e de que esse reconhecimento se dá, consciente ou inconscientemente, por meio de operações tipológicas. Desse pressuposto, portanto, deriva o objetivo do estudo: investigar possíveis relações tipológicas entre as obras do Una Arquitetos e destas com projetos modernos e contemporâneos. Uma construção preliminar de “séries tipológicas” das obras do escritório, agrupadas cronologicamente em torno de “estruturas formais comuns”, levou à problematização central da pesquisa: como essas estruturas tipológicas dialogam com soluções modernas e contemporâneas, acatando-as, transformando-as ou até destruindo-as? Para responder a essas questões, foram desenvolvidos procedimentos de pesquisa bibliográfica, documental e análise que, de modo não linear, buscaram confrontar narrativas dos “arquitetos” e da “crítica” sobre o tema, bem como narrativas das próprias “obras”, mais especificamente, sobre a arquitetura residencial unifamiliar. Em cada uma das “séries” identificadas, buscou-se reconhecer semelhanças tipológicas entre as casas do Una e casas paulistas modernas e contemporâneas. Tramando relações - para “dentro”, para “trás” e para os “lados” -, uma trama-outra, mais complexa, foi construída, em que passado e presente se sobrepõem em contínuas reinterpretações e transgressões. Sem a pretensão de chegar a uma abordagem totalizadora e definitiva, que reduza o entendimento do objeto de estudo e do processo projetual em que se insere, a pesquisa amplia as reflexões sobre a produção do Una e, por amostragem, sobre a produção da própria arquitetura contemporânea brasileira, o que justifica o estudo proposto. |