CINEGRAS: Griôs de audiovisualidades afrocêntricas dos Cinemas Negros no Brasil.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Rody, Bárbara Cezano
Orientador(a): Chaves, Larissa Patron
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Departamento: Centro de Artes
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8050
Resumo: A presente pesquisa investiga obras de cineastas negras brasileiras, olhando suas estéticas, metodologias e formas para viabilizar suas realizações e distribuições. O atravessamento entre mulher, negra e artista aponta as cineastas como centrais nesta dissertação, tendo em vista uma metodologia afrocêntrica e um olhar opositor para encontrá-las, antes invisibilizadas pela história do Cinema Nacional. O objetivo é somar este trabalho a outros projetos de narrativas contra-hegemônicas que movimentos culturais de origem negra desenvolvem, sob influência dos movimentos negros brasileiros, indo na contramão da estereotipação dessas pessoas e estimulando o empoderamento de novas artistas através da representatividade que essas mulheres tem nas histórias dos Cinemas Negros Brasileiros. O processo teórico-metodológico da pesquisa encontra referência em autoras como Joice Berth, bell hooks, Ergimino Mucale, Conceição Evaristo, Grada Kilomba e Janaína Oliveira. Da mesma forma, estabelece relação com o significado de cura-dor, refletido em minhas produções como escre(vivências), na busca pelo diálogo com as produções das artistas referenciais na investigação, contribuindo para o meu próprio empoderamento enquanto artista e, com a comunidade acadêmica na discussão sobre representatividade negra na produção em Arte.