Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2015 |
Autor(a) principal: |
Munaretto, Sara Teixeira |
Orientador(a): |
Leal, Elisabete da Costa |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pelotas
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em História
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Departamento: |
Instituto de Ciências Humanas
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/2782
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Resumo: |
Esta pesquisa possui por tema o teatro Sete de Abril de Pelotas, no período do século XIX, a partir de sua fundação em 1834. Seu título: “Em cena: o Sete de Abril e o teatro dos corpos na Pelotas oitocentista” é uma referência ao duplo significado da teatralidade abordada aqui: de um lado, as artes que encontram espaço no palco do teatro, e de outro, a teatralização social assumida pelos corpos que transitavam neste espaço. Esses dois sentidos bem estabelecidos configuram uma paisagem teatral. O teatro é o principal meio de entretenimento do século XIX, e o Sete de Abril, sendo um dos primeiros do estado e um dos mais antigos do país, possui uma importância inegável na memória coletiva pelotense. O teatro desse período levou ao extremo os ajustamentos e conflitos importantes para a configuração de uma sociedade urbana em transformação. Temos ao mesmo tempo, no espaço teatral, através das personalidades delineadas pela Modernidade, dos textos e gêneros teatrais e das formas de ver a arte, a reafirmação de lugares sociais estabelecidos e as tensões e rupturas dessa sociedade que se transformava rapidamente. Assim, o objeto central da pesquisa são as relações de sociabilidade travadas neste espaço, os conflitos e ajustes sociais que vieram a partir do fazer artístico, mas que ultrapassaram as paredes do edifício teatral e permearam um modelo de sociedade específico. O foco direciona-se para a reflexão dessa relação partindo de uma discussão da História do Corpo, visando identificar que corpos eram estes que transitavam e construíam este espaço, e, ao mesmo tempo, atribuir certa atmosfera “carnal” a uma pesquisa que tem como objeto um lugar com excesso de corpo. Para tal, foram analisados principalmente os jornais ilustrados do período, que possibilitaram esta abordagem por suas características peculiares: indiscretos, caricaturais, irônicos, humorísticos, satíricos. Assim, por tudo o exposto, procurei investigar o lugar que ocupava o teatro Sete de Abril na sociedade pelotense do século XIX, buscando, a partir de reflexões sobre o corpo, que corpos eram estes envolvidos nesse espaço e sua relação com as estruturas de pensamento e os movimentos artísticos que influenciaram e modificaram as personalidades oitocentistas. E, por consequência, aproximar-me das práticas sociais relacionadas a este espaço. |