Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Rodrigues, Isadora Cristina Bortolossi |
Orientador(a): |
Pohlmann, Angela Raffin |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pelotas
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
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Departamento: |
Centro de Artes
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8012
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Resumo: |
Carta de Amor aos Fantasmas é o resultado de um corpo de trabalhos poéticos visuais desenvolvidos na linha de pesquisa de Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano do Mestrado em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas, de 2018 a 2020. Com o objetivo de manifestar poeticamente a maneira como percebo os relacionamentos interpessoais que se dão à distância, produzi três séries de desenhos e vídeos digitais – chamadas Glitches Fantasmagóricos, Estado de Distância e Confinamento2020 – nos quais realizei processos de glitch art e que incluí na criação de um website para versar sobre a experiência de se comunicar com pessoas geograficamente distantes através da Internet. Inspirada por um relato pessoal do autor Grafton Tanner, bem como por reflexões do filósofo Byung-Chul Han sobre a comunicação à distância, passei a perceber os indivíduos com quem me relaciono através do computador e do smartphone como fantasmas: seres que tem sua presença sentida, ao mesmo tempo que são fisicamente ausentes. Este conceito me levou a elaborar três categorias de fantasmas que identifico em meio à comunicação à distância, que nortearam as ideias para a produção das séries de desenhos e vídeos digitais, que por sua vez levantaram a questão a respeito de como reunir e expor estas obras que são, também, imateriais. Como resultado desta investigação desenvolvi um website, a Carta de Amor aos Fantasmas, para elaborar uma narrativa que exibe as obras das três séries e é, também, uma obra de web arte em si. A pesquisa contém reflexões sobre Internet e web arte, pautadas majoritariamente nas ideias de Lucia Leão, Maria Amélia Bulhões, Pierre Lévy e Cleomar Rocha; considerações sobre o Vaporwave, o que inclui as análises de Grafton Tanner, Icaro Raymundo e Laura Glitsos; e ponderações a respeito do relacionamento à distância, direcionadas pelos estudos de Nancy Baym, Byung-Chul Han e Zygmunt Bauman. |