Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Brandão, Lucas da Silva |
Orientador(a): |
Fuão, Juarez Rodrigues |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pelotas
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em História
|
Departamento: |
Instituto de Ciências Humanas
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: |
|
Área do conhecimento CNPq: |
|
Link de acesso: |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7329
|
Resumo: |
O conceito de Consciência de Classe usado por E. P. Thompson correlaciona experiência e cultura de uma classe em seu processo de formação, de tal forma que a consciência de uma classe é inequivocamente indissociável a ela. Partindo desse pressuposto, e amparado pelo Materialismo Histórico-Dialético, este trabalho analisa as letras gravadas de 1989 a 1994 da banda de rock Manic Street Preachers, formada em 1989 por quatro músicos galeses que testemunharam em sua adolescência a Grande Greve dos Mineiros de 1984/85 contra a política de ―modernização da matriz energética‖ de Margareth Thatcher fecharia centenas de minas de carvão, comprometendo a subsistência de várias cidades do sul da Inglaterra e de Gales. Depois de dois desses músicos formarem-se historiadores na Universidade de Cardiff, País de Gales, os quatro formariam uma das mais notáveis bandas britânicas da década de 90, com sua anacrônica atitude punk e glam contrastando contra a cena Madchester/Shoegazing vigente no final dos anos 80. Suas letras, em especial ao longo dos primeiros 3 LPs e gravações circunvizinhas, demonstram um engajamento político loquaz, com críticas e reflexões à Grã Bretanha, aos Estados Unidos e ao capitalismo como um todo, mas gradualmente, ao longo destes 3 álbuns, refletindo sobre as condições do ser humano no sistema capitalista e na própria natureza humana. O trabalho discute o músico enquanto trabalhador na indústria cultural e suas estratégias de expressar sua consciência apesar das exigências da indústria fonográfica, além de referenciar e categorizar os temas abordados pela banda. |