Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
Silva, Janaína Buchweitz e |
Orientador(a): |
Martins, Aulus Mandagará |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pelotas
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Letras
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Departamento: |
Centro de Letras e Comunicação
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/3469
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Resumo: |
Esta dissertação investiga aspectos da escrita de si na contemporaneidade, mais especificamente no discurso autoficcional. Buscando melhor compreender o fenômeno da autoficção, uma das modalidades da escrita de si, traçamos um levantamento sobre o nascimento do termo e seu posterior desenvolvimento, que é ampliado e modificado por diferentes teóricos que fazem da escrita autoficcional sua prática e seu objeto de estudo. Percebemos que a prática da escrita da autoficção é cerceada por polêmicas e posições teóricas algumas vezes contraditórias, daí a necessidade sobre um aprofundamento do tema. No Brasil, a autoficção vem em crescente expansão nos meios literários, e atualmente muitos escritores vem criando romances baseados em elementos autobiográficos, o que fomenta a reflexão sobre as possibilidades de representação do real no ficcional. Dentre diversos autores, escolhemos analisar a produção literária do escritor paulistano Ricardo Lísias, por considerá-lo como um expoente da literatura de cunho autoficcional no cenário nacional, devido à sequência de publicações em que o autor faz uso de elementos autobiográficos em um contexto de ficção. No entanto, para fins de melhor delimitação do corpus, optamos por focar o debate sobre a autoficção no romance Divórcio, por considerá-lo rico em possibilidades de análise no que tange ao uso de elementos autoficcionais na literatura brasileira contemporânea. Em Divórcio, Ricardo Lísias propõe um relato híbrido, em que mescla elementos autobiográficos e ficcionais, apresentando ainda um sujeito desestabilizado pelo trauma e que busca se reconstruir e se reestabelecer concomitantemente à prática da escrita, fazendo ainda uso do seu nome próprio como um importante recurso autoficcional. |