O (des)controle do imaginário na obra intermidiática de Ricardo Lísias

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Francisco, Rogério de Medeiros
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Brasil
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Letras
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16925
Resumo: A obra em exame, Delegado Tobias, consiste em uma série de e-books publicados entre setembro e outubro de 2014, em cinco partes. Espécie de “folhetim pós-moderno” como descreve o autor Ricardo Lísias, a série ganhou os noticiários quando o escritor foi intimado a comparecer à sede da Polícia Federal de São Paulo para esclarecer uma denúncia de falsificação e uso de documento público em sua obra. Articulando com as discussões em torno da autoficção e ainda considerando a constituição intermidiática da obra de Ricardo Lísias como processo de criação estético-político, esta dissertação busca discutir as transgressões dos limites entre as categorias da ficção, do real e do imaginário e os modos como o leitor acolhe os efeitos de sentido produzidos, enfim, como concebe e recria este universo literário intermidiático