Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Pires, Théo Mariano da Rocha |
Orientador(a): |
Machado, Marcelo Pereira |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pelotas
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
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Departamento: |
Faculdade de Educação
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7905
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Resumo: |
Nas escolas brasileiras, o ensino de Física é introduzido no 9° ano do Ensino Fundamental. Nos PCNs é desde as séries iniciais (Física, Química, Biologia, Astronomia, Geologia). É uma disciplina que geralmente os alunos, em sua maioria, sentem mais dificuldade que atração. Um dos fatores que influenciam negativamente o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos da disciplina de Física, segundo professores e alunos, é a metodologia, que usa uma difícil linguagem Matemática. Uma maneira de amenizar esses problemas seria o uso de atividades lúdicas, mais especificamente o RPG (do inglês role playing game, ou jogo de interpretação de papéis), no processo de ensino e aprendizagem da Física, fazendo uso também da tecnologia de aprendizado remoto. Essa estratégia de ensino e aprendizagem, permite a alunos e professores explorar novas maneiras de abordar conteúdos didáticos em forma de jogos e atividades tipicamente criativas, aliando também o uso de dispositivos móveis, presente constantemente na vida de todos. O objetivo geral deste trabalho foi realizar um estudo exploratório sobre a inserção de jogos lúdicos de RPG no ensino de Física, através da estratégia mobile learning, com o desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis, no intuito de investigar o aprendizado dos alunos com o emprego das tecnologias através dos jogos de RPG. Para isso foi desenvolvido um aplicativo para dispositivos móveis voltado à disciplina de Física, utilizando jogos lúdicos, mais especificamente o RPG. O primeiro momento executado foi a criação do aplicativo de Física para dispositivos móveis, com a criação de um jogo de RPG. No segundo momento, foi repassado aos alunos o endereço eletrônico do aplicativo criado, para que eles fizessem o download e pudessem utilizá-lo . Num terceiro momento foi construído e aplicado um questionário semiaberto aos alunos, com questões relacionadas aos mesmos, à disciplina de Física, à metodologia utilizada por professores em sala de aula, utilização das TIC na educação e sobre o uso do aplicativo de jogos para smartphone voltado à disciplina de Física. Por fim, os dados do questionário foram tabulados, e, posteriormente, analisados, para que fossem visualizadas as diferenças no ensino, com e sem o uso da tecnologia. Após foi possível concluir os objetivos propostos durante o projeto foram alcançados através da experiência vivenciada com o uso dos jogos lúdicos de RPG, do aprendizado adquirido e da socialização entre os aluno e professor proporcionada pelo da tecnologia. Este trabalho deixa como contribuição um exemplo que formas não convencionais de ensino e aprendizagem, onde o aluno é o agente do seu aprendizado, ao invés de ser um mero expectador, podem e devem ser mais exploradas por outros educadores. |