Similaridades e diferenças nas pinturas rupestres pré-históricas de contorno aberto no Parque Nacional Serra da Capivara - PI

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Cisneiros Silva Mutzenberg, Daniela
Orientador(a): Pessis, Anne-Marie
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/396
Resumo: Os grafismos rupestres pré-históricos da Área Arqueológica da Serra da Capivara vêm sendo estudados desde a década de 1970 sob a perspectiva de que estes são elementos da expressão e o resultado das escolhas temáticas, de realizações técnicas e de encenações imaginárias realizadas por determinados grupos sociais. Com o avanço das pesquisas e o aumento no número de sítios na área, foi possível começar a separar categorias por estilos, que hipoteticamente poderiam ter sucessões cronológicas. Apresentadas como categorias de entrada essas classificações preliminares comportam atualmente estudos no interior dos conjuntos gráficos. As figuras de contorno aberto fazem parte de um conjunto de figuras particulares presentes em pequena proporção nos abrigos rochosos do Parque Nacional Serra da Capivara. Essas figuras podem ser caracterizadas inicialmente por um contorno simples, com extremidades não completas, através do qual o objeto, mesmo não completamente contornado, pode ser compreendido. Essas pinturas foram estudadas com o objetivo inicial de identificar através do significante gráfico, padrões que remeteriam à perfis gráficos. O perfil gráfico das figuras de contorno aberto foi identificado a partir de elementos cognitivos (temáticos) e analíticos (cenográficos e técnicos), estabelecidos no fenômeno gráfico. O intercâmbio de dados descritivos dos grafismos, somados a uma revisão da documentação sobre os estilos típicos da Área Arqueológica da Serra da Capivara e ao contexto arqueológico permitiu caracterizar as pinturas de contorno aberto do Parque Nacional Serra da Capivara