A Memória na trajetória da construção do Livro de Artista

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: FONSECA, Camilla Fernanda da
Orientador(a): VIDAL, Fabiana Souto Lima
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Artes Visuais
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39375
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida na linha de pesquisa Processos Criativos em Artes Visuais, do Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais – UFPE/UFPB e aborda as memórias como disparador de criação de um livro de artista. Para tanto, buscou-se inicialmente mapear o percurso histórico e mapear tipos de livros de artistas, estabelecendo um diálogo com Silveira, Derdik, Cirillo, Filho entre outros. Também foi necessário compreender como as memórias são acionadas como mecanismos de produção e até que ponto elas podem ser ficcionalizadas, a partir do diálogo com Halbwachs, Bergson, Nogueira e Quintela. Ainda fez-se necessário debater os conceitos de poiesis e autopoiesis, a fim de compreender meu percurso criativo na produção de um livro de artista, para isso, dialoguei mais intensamente com Panek e Ostrower. Para o processo metodológico, numa perspectiva cartográfia, estabeleci um diálogo com Pucheu, Deleuze e Guatarri para pensar as etapas de produção do livro de artista, iniciando pela seleção das memórias até o objeto finalizado. A imersão no processo de produção de um objeto artístico a partir das minhas memórias me fez perceber em um primeiro momento que as memórias agem como um impulso de criação que surge do acaso, de encontros e desencontros, além de gerar elementos que possibilitam a produção de objetos que vão além do visual, explorando outros sentidos como o tato e o olfato.