Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2002 |
Autor(a) principal: |
Cristina Gonzalez Cruz Alves, Lia |
Orientador(a): |
Jorge Ventura de Morais, Josimar |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9840
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Resumo: |
Este trabalho desenvolveu-se e tomou forma a partir de uma pesquisa realizada em Pernambuco, mais concretamente nas áreas metropolitanas de Recife e Olinda. Com o objetivo de contribuir para a discussão das artes pernambucanas sob o ponto de vista sociológico. Abordamos o aspeto específico das relações de gênero e poder dentro desse campo artístico, admitindo a existência de uma dominação masculina no domínio público pernambucano, estruturada com base numa tradição patriarcal, e constatando, simultaneamente, uma forte contribuição feminina neste campo. Para tal, desenvolvemos a pesquisa empírica tomando por amostra um grupo de treze mulheres artistas plásticas com proeminência no meio cultural pernambucano que abrangem as gerações de 1960 até aos dias atuais. Para análise e discussão das relações de gênero e poder dentro do meio artístico adotamos as orientações teórico-metodológicas de Bourdieu dando ênfase simultânea ao sujeito da pesquisa e à estrutura social para obtenção de um maior conhecimento do papel feminino na cultura pernambucana, da sua importância e contribuição para a sua identidade, e para a desmistificação da representação social feminina como inadequada para o domínio público |