Telejornalismo transmídia : modos de endereçamento e estratégias enunciativas no Jornal Nacional

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: ARAGÃO, Rodrigo Martins
Orientador(a): BRITO, Yvana Carla Fechine de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Comunicacao
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35884
Resumo: Esta tese tem como objetivo investigar de que maneiras a transmidiação acarreta transformações no modo de endereçamento do telejornal. Toma-se como objeto de estudo o Jornal Nacional, mais tradicional telejornal brasileiro e que registra as maiores audiências no país. Caracteriza-se o telejornal transmídia pela articulação estratégica entre o noticiário e seus conteúdos em plataformas digitais e pela proposição de uma nova forma de interação do público com o telejornal em sua textualidade expandida nas redes sociais digitais. Considera-se o modo de endereçamento como a relação específica que o telejornal procura estabelecer com seu público. A pesquisa estabelece a hipótese de que o telejornal transmídia modifica seu modo de endereçamento para produzir um efeito de sentido de proximidade e participação do telespectador sob essas novas condições de produção e interação. Toma-se a teoria da enunciação, tal como tratada pela semiótica discursiva, como aparato teórico-metodológico de análise para evidenciar as transformações no modo de endereçamento. As categorias de pessoa e de espaço da enunciação são observadas em publicações de redes sociais digitais do apresentador do telejornal, William Bonner no período de outubro de 2014 a agosto de 2016, e as atualizações no cenário do telejornal realizadas em 2017. O material analisado mostra uma forte presença dos espaços de bastidores do telejornal e de situações privadas e pessoais da vida do apresentador nas publicações, evidenciando estratégias focadas na interação maior e mais direta com o espectador.