O CICLO JUNINO E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO NORDESTE BRASILEIRO: um estudo de reconstrução da memória por meio da produção musical de Luiz Gonzaga

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: MARINHO, Andréa Carla Melo
Orientador(a): SANTOS, Raimundo Nonato Macedo dos
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Informacao
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15377
Resumo: A pesquisa tem como objeto de estudo a produção musical de Luiz Gonzaga referente ao ciclo junino. Tal abordagem admitiu um conjunto de elementos de um fenômeno social que se configura na elaboração e difusão de imagens referentes a um exemplo de manifestação cultural “tipicamente” nordestina. Neste recorte, o ciclo junino e seus símbolos recorrentes nas músicas de Luiz Gonzaga ilustrarão os fragmentos construídos e revelados no universo nordestino, para fins de reconstrução e visualização das contribuições do artista para a memória coletiva dos festejos juninos no Nordeste. A pesquisa, portanto, direciona-se numa perspectiva de reconstrução da memória coletiva do ciclo junino por meio da análise das canções de Luiz Gonzaga, uma vez que se configura enquanto registro de um fenômeno sociocultural, além de evidenciar a importância da obra do artista em popularizar elementos de representação social do universo sertanejo, enquanto recorte da Região Nordeste. O debate sobre memória, representação e estudos culturais será norteado pelos trabalhos de Albuquerque Júnior (2009), Austregésilo (2008), Halbwachs (2012), Hall (1997, 2006), Jodelet (2001), Le Goff (2012), Menezes Neto (2007), Megale (1999), Morigi (2002, 2004, 2005), Nora (1993), Pollak (1989,1992) e Thiesen (2013). No âmbito da Ciência da Informação o trabalho focará na discussão conceitual sobre o papel do documento enquanto recurso social por meio dos trabalhos de Barreto (2010), Buckland (1991), Capurro&Hjorland (2007), Dodebei (2011) e Le Coadic (2004). Enquanto método, a pesquisa propõe fazer uma análise documentária das letras de música com ênfase na análise de assunto e análise de domínio, a partir dos pressupostos teóricos e metodológicos da Organização e representação da Informação, destacando as contribuições de Dalhberg (1974), Dias e Naves (2013), Guimarães (2008), Hjorland&Albrechtsen (1995), Novellino (1996), Pinto Molina (1992) e Tennis (2013). Entendendo a música como expressão artística que de alguma forma se materializa em uma inscrição de conhecimento (documento), seus elementos descritivos e temáticos podem ser analisados também pelos fundamentos técnicos e metodológicos da Bibliometria de acordo com Bufrem e Prates (2005) e Santos e Kobashi (2007 e 2009). Assim, essa proposta pretende revelar as representações sociais identificadas nas canções de Luiz Gonzaga, com o propósito de ilustrar o panorama de sua produção musical e as relações com o contexto social e cultural da região.