Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Marinho, Andréa Carla Melo |
Orientador(a): |
Morigi, Valdir Jose |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Palavras-chave em Inglês: |
|
Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/197333
|
Resumo: |
Compreende como são construídas as representações socioculturais sobre a região Nordeste a partir da produção musical de Luiz Gonzaga que retratam os lugares, no que tange aos espaços geográficos (bairros, cidades, estados, litoral, mesorregiões, microrregiões, rios e subregiões). Os aportes teóricos que sustentaram esta proposta foram baseados em estudos de campos conexos à Comunicação e Informação, com predominância dos estudos culturais, que proporcionaram o entendimento de tópicos relacionados à representação social e aos estudos de Identidade, Memória e Cultura Popular. Enquanto método, a pesquisa fez uma análise documental das letras de música com ênfase na análise de conteúdo (BARDIN, 2016), análise de assunto (NOVELLINO, 1996) e análise de domínio (HJORLAND; ALBRECHTSEN, 1995), bem como a mineração de textos (Voyant Tools). Como resultados, foram identificados 120 lugares da região Nordeste, com predominância para o estado de Pernambuco que se destaca com 50 diferentes lugares. A identificação das representações socioculturais da região Nordeste foi realizada por meio do mapeamento de termos representativos, que foram distribuídos nas categorias temáticas a saber: aspectos afetivos, aspectos cronológicos, aspectos culturais, aspectos geográficos, aspectos político-econômicos e sociais, aspectos religiosos e personagens. A categoria com maior número de termos é a dos Personagens, seguida da categoria que se refere aos aspectos culturais. Porém, vale ressaltar que tanto os aspectos analisados, quanto os seus elementos se relacionam de maneira simbiótica na produção musical do artista. Os termos mais recorrentes nas canções foram “Sertão”, “Deus” e “Terra”, percebendo que “Sertão” é o lugar mais representativo da região e relaciona-se com os termos “cabra”, “cabloco”, “Deus”, “gente” e “luar”. O termo “Deus” é a divindade mais representativa na obra do artista e se relaciona com os termos “Nordeste”, “nortista”, “pena” e “Sertão”. O termo “terra”, que em algumas vezes refere-se a localidade (lugar de nascimento), em outras vezes está relacionado a solo (chão), e ligado aos termos “amigo”, “gente”, “seca” e “serra”. Portanto, entende-se esse conjunto de informação, como registro de um fenômeno social que se configura na elaboração e propagação das representações socioculturais referentes à comunidade discursiva da região Nordeste do Brasil. |