Além do Pós-Rock: as cenas musicais contemporâneas e a nova música instrumental brasileira

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Pires, Victor de Almeida Nobre
Orientador(a): Janotti Jr., Jeder Silveira
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10524
Resumo: As cenas musicais foram reconfiguradas a partir do desenvolvimento das tecnologias de comunicação, desenvolvimento do mercado independente e as transformações nos modos de consumo musical. Atualmente, elas se colocam como locais que articulam diferentes estratégias e lógicas políticas, econômicas e culturais, mostrando que são mais que trincheiras de resistência musical de gêneros musicais pouco conhecidos. O presente trabalho analisa a cena da nova música instrumental brasileira de maneira ampla em seus aspectos mercadológicos, identitários, sociais e estéticos, a partir das noções propostas por Will Straw, Andy Bennett, Richard Peterson, Holly Kruse, João Freire Filho, Fernanda Fernandes, Jeder Janotti Jr, Simone Sá e Micael Herschmann. Pensando as cenas como redes de alianças em torno de determinados gêneros e/ou rótulos musicais. Com base nisso, será mostrado o surgimento da cena da nova música instrumental, como foi rotulada pela mídia, a partir de três polos – São Paulo, Belo Horizonte e Cuiabá – para depois se espalhar por outras localidades e se mostrar como uma cena articulada nacionalmente.