Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2008 |
Autor(a) principal: |
do Ó, Ana Carolina Carneiro Leão |
Orientador(a): |
Rocha, Maria Eduarda |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
UFPE
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14048
|
Resumo: |
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a formação de um campo de música pop no Recife, durante a ascensão do fenômeno Mangue beat – nos anos 90. Empreendemos uma análise do surgimento desse campo específico, com seus agentes, disposições e estilos que se diferenciam de movimentos anteriores já consagrados como o Armorial. Abordaremos as mudanças culturais pelas quais a música pop passa durante esse período e as consequentes transformações que permitiram o desenvolvimento de uma cena de vanguarda na cultura recifense. Partimos da premissa de que o surgimento de um campo de música pop no Recife, com o Mangue beat, vincula-se à relação homóloga que o campo musical vai revelar em sua proximidade com o campo do jornalismo cultural. A pesquisa aborda as afinidades entre os dois espaços bem como discute o movimento em torno do campo de música pop que torna possível, após a vinculação midiática, a institucionalização do Mangue Beat pela política cultural pernambucana. |