O pensamento pedagógico-espiritualista de Rubem Alves e sua contribuição à formação humana do educador na contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Pinheiro, Wellington Duarte
Orientador(a): Freitas, Alexandre Simão de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Educacao
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14952
Resumo: A presente Tese aborda o pensamento de Rubem Alves, sob a mediação do binômio educação-espiritualidade, e suas contribuições à formação humana do educador. A pesquisa que subsidiou nossa análise foi construída a partir de três pressupostos: a relação com a espiritualidade, no pensamento de Rubem Alves, exige o cultivo de uma disposição a ser despertada pedagogicamente; a espiritualidade inclui o papel dos afetos, do corpo e da imaginação apreendidos como potências transcendentes e transformadoras da existência humana e o seu pensamento pedagógico, apesar de ter emergido após uma ruptura com a teologia sistemática protestante, guarda profundas convicções espirituais constantemente reiteradas ao longo de sua reflexão educativa. Em termos metodológicos, desenvolvemos uma investigação bibliográfica, de natureza teórica, ancorada nas premissas da Hermenêutica filosófica. Os dados levantados nos permitiram apreender os pressupostos espiritualistas do pensamento de Rubem Alves no âmbito da sua educação dos sentidos. Nessa perspectiva, categorias seminais como a liberdade, a estética e a erótica, articuladas materializam e veiculam suas convicções espirituais tematizadas por meio de questões como a esperança, o corpo, os afetos e a imaginação como dimensões existenciais desveladoras da transcendência humana. A análise da emergência dessas dimensões permite afirmar, simultaneamente, a redução de suas ideias no campo pedagógico brasileiro e a urgência de retomar seu pensamento para ressignificarmos os principais desafios que afetam a formação humana do educador na atualidade. Concluímos que suas ideias, delimitadas originariamente no campo teológico, foram convertidas e metamorfoseadas no terreno da práxis pedagógicas, resguardando o entendimento radical de que os seres humanos são atravessados, na sua existência, por uma potência de resistência e transcendência que funcionam como uma espécie de reserva de confiança e alegria em uma formação aberta aos desafios da história. Este é o espírito que anima e sustenta suas ideias pedagógico-espiritualistas.