Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2016 |
Autor(a) principal: |
VASCONCELOS, Tamar Alessandra Thalez |
Orientador(a): |
ALBERNAZ, Lady Selma Ferreira |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pos Graduacao em Antropologia
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27109
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Resumo: |
O objetivo desta investigação é compreender as relações de gênero envolvendo um Maracatu de Baque Solto formado apenas por mulheres. Mais precisamente, como elas vivenciam as suas feminilidades em uma tradição de origem masculina típica da Zona da Mata Norte de Pernambuco, ao mesmo tempo em que participam da defesa dos direitos das mulheres. A etnografia baseia-se em observação participante (período de observação) no Maracatu Coração Nazareno, sediado em Nazaré da Mata – PE. A observação resultou num conjunto de atividades (observação da organização durante o período pré-carnaval na sede, a jornada carnavalesca na Zona da Mata e Grande Recife e as suas movimentações durante ao longo do ano) e foi complementado por entrevistas. A pesquisa de campo seguiu em três etapas: 1.Levantamento dos dados bibliográficos, institucionais, produções do maracatu Coração Nazareno (CD’s/cartilhas/fotografias) e material jornalístico; 2.Observação da organização interna correspondendo ao período pré-carnaval, apresentações do Carnaval e em outros momentos durante o ano que julguei importantes; 3.Entrevistas com as integrantes do Maracatu Coração Nazareno, da AMUNAM e com alguns mestres homens de outros grupos. Os resultados indicam que este Maracatu (enquanto uma recriação) possui um conjunto de singularidades que influenciam na dinâmica do Baque Solto. Nessas particularidades, as mulheres do Coração Nazareno imprimem ao folguedo feminilidades que costumeiramente não estão presentes nos demais grupos, trazendo novos elementos ao contexto dessa tradição. Assim, modificando o horizonte da escrita tão comum nas demais literaturas. |