Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
CABRAL, Maria Izabel Rêgo |
Orientador(a): |
CAVALCANTI, Virgínia Pereira |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pos Graduacao em Design
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49855
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Resumo: |
A arquiteta e designer ítalo-brasileira Lina Bo Bardi (1914-1992) é reconhecida como uma das mais importantes profissionais de seus ramos de atuação no Brasil, onde se naturalizaria em 1951 e viveria até o fim de seus dias. A partir de sua chegada ao país em 1946, Lina iniciou o processo do que seria um mergulho profundo nas raízes culturais e populares brasileiras, o que, ao fim da vida, acreditava que seria a fonte para a construção de uma verdadeira identidade autóctone. Para Lina, os artefatos produzidos pelo brasileiro que resolvia problemas em um cotidiano de barbárie – termo que usava para referir-se às condições de quem sofria com a falta de recursos e com o descaso dos poderes públicos, levavam ao que chamou de um impasse do design: o país deveria caminhar do que ela via como um pré-artesanato a um design de características nacionais. A simplicidade, na sua obra, surgiu como discurso escrito, ainda na fase italiana, e depois passou ao discurso projetual, ao longo dos anos, quando foi se transformando conceitualmente, processo reforçado pelas vivências pessoais e profissionais, que a levaram a (re)conhecer a simplicidade dos artefatos populares. Sendo assim, esta tese tem como objetivo geral analisar as transformações da noção de simplicidade no conjunto da obra da arquiteta Lina Bo Bardi em sua fase brasileira, entre os anos de 1946 e 1992, especialmente sobre projetos e artefatos emblemáticos em arquitetura e design. A pesquisa, de natureza qualitativa e que se conforma como um estudo de caso único, tem como base as evidências e dados obtidos na investigação realizada na dissertação de mestrado Lina Bo Bardi, architetto e designer: um estudo de caso sobre a fase italiana (1939-1946), elaborada pela mesma autora da tese, e se fundamentou em teóricos do campo da Filosofia para definir o que é Simplicidade, na literatura que trata sobre a história da Arquitetura e Design brasileiros, período contemporâneo à fase brasileira de Lina e nas fontes primárias constituídas por textos escritos pela própria arquiteta, em português e em italiano. Os estudos possibilitaram a observação do amadurecimento intelectual de Lina, noção que foi percebida a partir das transformações nas expressões da simplicidade, de modo que esta passou de notadamente tangíveis para majoritariamente intangíveis, ao longo dos anos, conforme Lina sentia-se cada vez mais ligada ao seu país de escolha. |