Das escritas de si à automidialidade : a obra de Agustina Bessa-Luís e o documentário Nasci Adulta e Morrerei Criança, de António Almeida

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: XAVIER, Marcia Cristina
Orientador(a): ANDRADE, Fábio Cavalcante de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso embargado
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Letras
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49173
Resumo: Essa tese tem como objetivo abordar a respeito das escritas de si nas obras de/e sobre Agustina Bessa-Luís, a partir do viés teórico da automidialidade. Sendo assim, esta é uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, em que analisamos as obras O Livro de Agustina (2014), da autora Portuguesa Agustina Bessa-Luís e o documentário, Agustina Bessa-Luís: Nasci adulta e morrerei criança, de António Almeida e seus diálogos com os textos literários, o conto Um inverno frio, o romance Um cão que sonha e o livro biográfico As meninas todos da mesma autora. A tese possui dois capítulos, sendo um teórico, na qual, por tópicos, são divididas as teorias que dialogam e fomentam a automidialidade. E o segundo capítulo é destinado à análise das obras, à luz da teoria. Desse modo, é no último capítulo que observamos em diferentes formas de textos que Agustina Bessa-Luís, tece sua subjetivação como escritora. E é nesta versatilidade de gêneros literários e cinematográfico, que identificamos na escrita e nas revelações autobiográficas, como a escritora constrói sua automidialidade. Assim, podemos afirmar que este eu é erguido através da imagem de escritora criado por ela mesma. Ou melhor, podemos afirmar que o sujeito Agustina, apresentado em suas obras, é, na verdade, o sujeito - escritora Agustina Bessa-Luís.