Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2006 |
Autor(a) principal: |
Cesar Fernandes Vila Nova, Júlio |
Orientador(a): |
Medeiros de Carvalho, Nelly |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7833
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Resumo: |
O objetivo desta dissertação é analisar as estratégias linguistico-discursivas desenvolvidas em letras de canções do frevo-de-bloco, a partir da hipótese de que se trata de um gênero caracterizado pelo discurso persuasivo, elaborado com base na linguagem da propaganda. Para alcançar esse objetivo, primeiramente situamos nosso obejeto de estudo na área da Lingüística, relacionando-o aos conceitos de identidade e cultura definindo-o como gênero secundário do discurso, segundo a classificação de Bakhtin (1992). A análise discursiva será articulada a uma análise sócio-histórica do frevo e dos blocos carnavalescos no Carnaval brasileiro, fundamentadas nos pressupostos teórico-metodológicos da Hermenêutica de profundidade, proposta por Thompson(1995). Em seguida, apresentamos os fundamentos teóricos da lingaugem da propaganda, baseados na definição dos gêneros retóricos em Aristóteles, e identificamos os gêneros epidítico (demonstrativo) e deliberativo como aqueles que estão imbricados na organização discursiva da propaganda. Por fim, analisaremos a ocorrência das estratégias de nomeação, qualificação e amplificação, bem como o emprego das figuras de linguagem, e propomos uma nova leitura do frevo-de-bloco, considerando-o como forma simbólica marcada pela valorização de diferentes aspectos da Cultura Pernambucana, constituindo-se, por isso, num traço significativo de nossa Identidade Cultural |