Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2003 |
Autor(a) principal: |
de Luna Almeida, Alessandro |
Orientador(a): |
Lisboa Ramalho, Geber |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2474
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Resumo: |
Um grupo de agentes pode ser usado para realizar tarefas de patrulhamento em uma variedade de domínios, desde administração de redes de computadores a jogos de computadores. Apesar de seu grau elevado de aplicabilidade, arquiteturas multiagente para patrulhamento ainda não foram pr ofundamente estudadas. Por isso, o grupo de Inteligência Artificial do CIn-UFPE tem desenvolvido um trabalho pioneiro sobre o tema, o qual já rendeu uma dissertação de mestrado e algumas publicações. Essa nova dissertação r eflete sobre o problema da patrulha de uma f orma mais geral, enriquece a r epresentação do ambiente a ser patrulhado ao utilizar grafos com pesos e propõe arquitetur as mais avançadas para resolver o problema. A fim de realizar esse estudo, além de propor novas ar quiteturas de sistemas multiagentes, foram repensados os cr itérios de avaliação que deveriam ser utilizados, criados novos cenários de experimentação e modificado o simulador de patr ulhamento já desenvolvido |