Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2013 |
Autor(a) principal: |
Pessoa, Fábio Mariz Maia |
Orientador(a): |
Tedesco, Patrícia Cabral Azevedo Restelli |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11979
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Resumo: |
demanda por profissionais cada vez mais qualificados implica no aumento da oferta de cursos dos mais variados. A Educação a Distância (EAD) desempenha papel importante nessa seara, na medida em que permite que um aluno adquira conhecimento sem estar presente fisicamente na sala de aula. Além disso, alguns cursos necessitam da utilização de um laboratório para que o aluno aplique os conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula. Por outro lado, os ambientes virtuais de aprendizagem tradicionais não possuem artefatos que permitam que o aluno se sinta motivado para a construção daquele conhecimento. Nesse contexto, este trabalho apresenta um processo para criação de um ambiente imersivo, com aplicação na construção de um laboratório virtual utilizando o Second Life. Ainda, foi desenvolvido um experimento que constou de uma atividade dentro do ambiente construído. Os resultados mostraram indícios de que o laboratório imersivo – construído a partir do processo elaborado – contribuiu para o aumento da motivação do aluno, dadas as características de interação, múltiplas perspectivas, fidelidade e relevância da lição no ambiente real. |