Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
FERREIRA, Armindo de Araújo |
Orientador(a): |
ALMEIDA, Cristiane Maria Galdino de |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pos Graduacao em Música
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40686
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Resumo: |
O objetivo geral da presente pesquisa foi o de compreender as relações entre as concepções e práticas curriculares de professores de Regência no curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual do Ceará (UECE), trazendo, como, como objetivos específicos, analisar os documentos que definem a normatização curricular para o ensino de Regência nos cursos de Licenciatura em Música; discutir as relações entre currículo proposto e concepção curricular dos docentes de Regência e identificar elementos que influenciam as decisões curriculares destes professores. O embasamento teórico se deu por meio das reflexão sobre o currículo e suas teorias, abarcando discussões sobre o próprio currículo e sua concepção, o currículo e a licenciatura em música, assim como a regência neste contexto específico. A perspectiva teórica se embasa na Análise do Discurso de linha francesa, que também se fez presente no processo metodológico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizada como um estudo de caso, tendo, como corpus constituinte da pesquisa, os seguintes sujeitos enunciativos em formato de arquivo: Projeto Pedagógico de Curso (PPC), Programas de Componentes Curriculares e a legislação pertinente ao contexto da Licenciatura em Música; e os sujeitos enunciativos empíricos: docentes da área de Regência da já mencionada instituição, identificados como Sujeito Professor de Regência (SPR), considerando a perspectiva teórica adotada. Os discursos se apresentaram por meio dos documentos mencionados, assim como pelas entrevistas semiestruturadas realizadas, seguindo procedimentos éticos pertinentes. O processo analítico seguiu as orientações tanto pertinentes à Análise do Discurso de linha francesa quanto da análise documental. Os resultados possibilitaram identificar alinhamentos entre o PPC e sua proposta com o apontado na legislação, buscando atender as demandas relacionadas com a formação na licenciatura em música. Neste aspecto, percebe-se uma aproximação do referido documento com as perspectivas das teóricas críticas do currículo. O currículo como espaço de luta e tensão aparece refletido tanto na esfera dos documentos analisados quanto dos discursos do SPR envolvidos, abarcando elementos como conteúdos, bibliografias e decisões curriculares. Ao se tratar especificamente dos discursos emergentes do contato com SPR, é perceptível que a trajetória de vida interfere na visão que se tem sobre a própria área da regência, do processo formativo (tanto no vivenciado quando estava em formação, quanto no oportunizado quando no papel de docente de regência), e da própria atuação, no âmbito do ensino superior e fora dele. Também percebe-se uma preocupação, no âmbito das decisões curriculares do SPR, ligada com um contextualização do ensino, fazendo com que a realidade vivenciada pelo discente esteja presente no seu processo formativo, mesmo que, para isso, o SPR precise 3abdicar ́ daquilo que p tido como 3imprescindtYel ́ no estudo da regrncia. |