Uma composição de orquestrações instrumentais de formação sobre sala de aula invertida

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: PONTES, Eduarda Fernanda da Costa
Orientador(a): FERREIRA, Verônica Gitirana Gomes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologica
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46831
Resumo: Esta pesquisa buscou construir, experimentar e validar uma composição de Orquestrações Instrumentais de Formação On-line sobre a Sala de Aula Invertida (SAI) para licenciandos em Matemática. Partiu-se da seguinte questão de pesquisa: Como planejar uma formação de professores constituída por uma composição de orquestrações instrumentais, para contribuir na construção de conhecimentos dos licenciandos sobre a Sala de Aula Invertida? Os fundamentos da pesquisa foram divididos em dois blocos. O primeiro traz à tona a concepção de metodologias ativas com enfoque na sala de aula invertida. O segundo constrói a noção de Orquestração Instrumental de Formação On-line alicerçada em seis construtos-chaves: as noções de situação e esquema; a de gênese instrumental; a Orquestração Instrumental, incluindo a noção de performance didática; a Metaorquestração Instrumental e a Orquestração Instrumental on-line (OI on-line). A metodologia teve por base a construção de uma composição com três OI on-line, com o intuito de promover uma discussão teórico-prático-reflexiva acerca da SAI. As orquestrações instrumentais pensadas trazem a descrição da configuração didática e do modo de execução, seguindo o design proposto na Metaorquestração Instrumental. A performance da OI de formação on-line foi realizada de modo complementar para estudantes de licenciatura. Ao final, dois estudantes compuseram o rol de participantes da pesquisa. A performance didática da composição de orquestração foi gravada como videoconferência. Serviram de dados, ainda, documentos construídos ao longo da formação e diários de bordo feitos segundo as observações da formadora. Os dados coletados seguiram uma análise microgenética, com descrição das suas etapas. Os resultados nos mostram que as orquestrações instrumentais desenvolvidas conseguiram proporcionar conhecimento acerca da SAI e do seu planejamento. Apesar disso, evidenciaram uma comparação significativa entre o método tradicional e outros métodos de ensino. Aponta-se a necessidade de mais formações apresentando esses métodos, não só para ampliar o conhecimento dos professores atuais ou futuros, mas também no sentido de garantir aos alunos estarem sempre no centro desse processo.