Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
RIBAS, Juliane Camila de Oliveira |
Orientador(a): |
COSTA, André dos Santos |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso embargado |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pos Graduacao em Educacao Fisica
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49397
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Resumo: |
Os jogos e brincadeiras de atividade física têm sido apresentados na literatura científica como ferramentas capazes de promover benefícios tanto do ponto de vista motor, quanto do ponto de vista cognitivo para crianças e adolescentes. Entretanto, apesar do conhecimento a respeito de sua importância, eficiência e eficácia, instrumentos validados por experts da neurociência e por profissionais da educação física que apresentam jogos e brincadeiras selecionados a fim de estimular as funções cognitivas de crianças e adolescentes, não são conhecidos. Assim, o objetivo deste trabalho foi desenvolver e validar uma cartilha com jogos e brincadeiras para estimular funções cognitivas de crianças e adolescentes. Trata- se de um estudo metodológico com utilização da técnica Delphi. O processo de validação ocorreu em três etapas: 1) seleção e validação dos jogos e brincadeiras; 2) confecção da cartilha; 3) validação de conteúdo e aparência da cartilha de jogos e brincadeiras. O painel de especialistas contou com 7 experts da neurociência e 9 profissionais de Educação Física da rede básica de ensino. As avaliações foram feitas por meio do Google Forms, elaborados em escalas tipo Likert. A frequência das respostas e a concordância entre os experts a respeito da análise foram verificadas através do Índice de Validação de Conteúdo (IVC), assumindo como ponto de corte IVC ≥0,80. Para todas as análises foram utilizados os software Microsoft Excel 2019® e SPSS versão 26.0, e para elaboração das ilustrações e design da cartilha foram utilizados os softwares Photoshop CS6® e CorelDraw®. Após 2 fases de avaliações realizadas por experts da neurociência, 27 atividades foram validadas com IVC>0,80 para todos os critérios. A cartilha de jogos e brincadeiras foi elaborada e validadada em única avaliação com nível de concordância global de S-IVC=0,98 entre juízes profissionais de Educação Física e de S-IVC=0,98 entre os experts da neurociência. |