Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2003 |
Autor(a) principal: |
Tavernard De Luca, Taissa |
Orientador(a): |
do Carmo Tinoco Brandão, Maria |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/732
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Resumo: |
Os cultos afro-brasileiros na capital paraense possuem uma forma muito peculiar de organização social. Trabalhos anteriores ressaltam a inexistência de um terreiro de raiz , que siga o modelo maranhense ou baiano, dispondo de genealogia, formação de família e mito fundador que remeta à África. Mediante a essa realidade que rompe os modelos tradicionais, as casas de culto afro-brasileiros de Belém, se agrupam em torno de instituições de caráter civil que se relacionam, entre si, de maneira conflituosa. Neste contexto, o presente trabalho elege por objeto de estudo a mais antiga dessas instituições; a Federação Espírita e Umbandista dos Cultos Afro-Brasileiros do Estado do Pará; na tentativa de mostrar sua estrutura interna, bem como, o lugar ocupado pela mesma diante do campo religioso afro-paraense |