Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2012 |
Autor(a) principal: |
CIRINO, Nathan Nascimento |
Orientador(a): |
FECHINE, Yvana Carla |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11022
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Resumo: |
As mídias digitais interativas provocaram transformações também no cinema, instaurando novas estratégias narrativas e formas de fruição. No final do século XX, surge o chamado iCinema ou Cinema Interativo, cuja definição requer ainda uma maior discussão dadas as suas distintas formas de manifestação. O objetivo deste trabalho é investigar o cinema interativo, começando por esta problematização conceitual e avançando até os procedimentos de roteirização que precisam dar conta agora de mudanças do próprio modo de organização da linguagem. Nesse percurso, são abordados os limites tênues entre games e filmes interativos e, sobretudo, as tensões entre modelos clássicos de estruturação das narrativas cinematográficas e procedimentos de roteirização para novas mídias que envolvem, agora, o desenvolvimento de interfaces. |