Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2015 |
Autor(a) principal: |
NASCIMENTO, Daniel Monteiro do |
Orientador(a): |
SILVA, Eduardo Duarte Gomes da |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pos Graduacao em Comunicacao
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27620
|
Resumo: |
Muitos sao os nomes encontrados para os produtos audiovisuais narrativos e interativos realizados ate hoje. Dentre eles destacamos os ciberfilmes – filmes desenvolvidos para as redes telemáticas (i.e. Internet). Nossa questao norteadora e: Quais provocacoes os ciberfilmes fazem ao convidar o publico a vivenciar outras possibilidades de fruicao estetica por causa da interatividade, gerando, assim, uma reorganizacao do imaginario social enquanto experiencias sensiveis? Dos 26 (vinte seis) ciberfilmes mapeados, apresentamos 3 (tres): “HBO Voyeur” (2007), da BBDO; “A Gruta” (2008), do brasileiro Filipe Gontijo e; “Collapsus” (2011), do estadunidense Tommy Pallotta. Essa apresentacao da-se em dois momentos: 1) observação direta da propria experiencia do pesquisador e; 2) realizacao de uma pesquisa qualitativa de campo, com o intuito de possibilitar comparacoes entre as opinioes dos diferentes informantes e as impressoes subjetivas do pesquisador acerca dos ciberfilmes. Conclui-se que os ciberfilmes como portais inteligiveis, sensiveis e imaginais fazem emergir se não conceitualmente, pelo menos, sensivelmente e imaginariamente, o que se espera de uma experiencia filmica e interativa: um pacto de leitura com fluxo continuo de informacao retroalimentada para alem do engajamento proporcionado pela experiencia filmica tradicional. |