Pinturas rupestres e paisagem: um estudo de caso das representações zoomórficas do Vale do Catimbau – PE

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: SOUZA, Thiago Fonseca de
Orientador(a): MUTZENBERG, Demétrio da Silva
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Arqueologia
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22396
Resumo: O Nordeste brasileiro detém uma importante concentração de sítios arqueológicos com registros rupestres, que contribuem para o conhecimento dos grupos humanos que o habitaram durante a Pré-história. Na região onde está assentado o Parque Nacional Catimbau, Estado de Pernambuco, existe um agrupamento de sítios pré-históricos com registros rupestres, alvo dessa pesquisa, situado na zona de transição entre as mesorregiões do Agreste e do Sertão Pernambucano; o citado parque dista 285 km do Recife, capital do Estado. A área contém atualmente a Caatinga como bioma e clima semiárido, com índices pluviométricos anuais que variam entre 650 a 1.100 mm. As datações obtidas até o momento para esta área arqueológica situam a ocupação pré-histórica entre 6.000 até 800 anos AP, sem haver, todavia, uma ligação direta entre esta cronologia e os registros rupestres. A presente pesquisa se debruça sobre as representações zoomórficas pintadas, entendendo-as na perspectiva da comunicação social e considerando-as como marco-testemunhos da ocupação pré-histórica, considerando o conceito de paisagem que é percebido na manifestação espacial/paisagístico, frente às relações entre os grupos humanos e o habitat. Os procedimentos metodológicos aqui adotados prendem-se à análise das dimensões dos fenômenos gráficos: a temática, a cenográfica e a técnica de execução dos motivos rupestres, visando o estabelecimento dos tipos gráficos representados na área. A partir do padrão ocupacional dos sítios com representações zoomórficas foi verificada a distribuição espacial das pinturas atribuídas às tradições Nordeste e Agreste. Os tipos gráficos foram analisados em relação à sua localização na paisagem, tomando como um dos elementos a análise espacial em escalas (macro, meso e micro), mediante a utilização do sistema de informações geográficas (SIG). Assim, buscou-se caracterizar as representações zoomórficas em função da sua inserção no espaço e da sua relação com a paisagem; assim, percebeu-se que as unidades pictóricas expressaram características particulares na região, revelando padrões na distribuição da paisagem do PNC.