Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2012 |
Autor(a) principal: |
OLIVEIRA FILHO, Ananias Queiroga de |
Orientador(a): |
MEIRA, Luciano |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pos Graduacao em Psicologia Cognitiva
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18287
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Resumo: |
A presente investigação teve como objetivo central analisar a dinâmica interacional entre os participantes em uma rede social gamificada. As redes sociais online são um fenômeno novo, todavia cada vez mais presente na sociedade contemporânea, que vem possibilitando novas formas de interação. Concomitantemente ao crescimento das redes sociais online, acontece também a disseminação e desenvolvimento dos jogos digitais. Estes dois elementos têm propiciado o surgimento das redes sociais gamificadas, que são redes sociais permeadas e constituídas tendo como base a lógica e mecânica dos jogos. Sobre as redes sociais gamificadas poucas são as pesquisas, o que denota a necessidade de empreender estudos sobre o tema. Porquanto Meira e Meira (2004) já asseveraram que a emergência e a formatação das redes sociais podem afetar qualitativamente e quantitativamente os processos de interação social. Em termos teóricos, com o objetivo de analisar aspectos deste impacto nas interações sociais, a presente pesquisa se ancora em dois arcabouços: 1- Na perspectiva sócio-histórica de Vigotski (2000) que enfatiza a importâncias das interações sociais e dos ambientes nos quais estas ocorrem para o desenvolvimento do ser humano; 2- Na concepção hermenêutica de linguagem de Gadamer (2000) que explicita uma compreensão da linguagem por meio de elementos intersubjetivos, propondo assim uma abordagem dialógica. Este estudo está circunscrito em uma perspectiva qualitativa de pesquisa. Elaborou-se uma compreensão sobre a dimensão estrutural da dinâmica interacional entre os participantes em uma rede social gamificada. Para tanto, foi utilizada na análise das redes sociais dentro do modelo proposto por Melo (2007). Adicionalmente investigou-se aspectos dos significados produzidos nestas interações, através de uma análise hermenêutica com base em Gadamer (2000). Porquanto, ao abarcar essas duas dimensões de análise, acredita-se foi possível construir um entendimento adequado da dinâmica interacional. Os resultados ilustraram as especificidades das interações que se estabelecem dentro de uma rede social gamificada, essas especificidades existem tanto no âmbito estrutural quando observado os padrões, quanto no das interações quando analisados os conteúdos semióticos que permitiram perceber como as temáticas interativas são próprias do jogo. |