Morfologia do objeto: uma abordagem da gramática visual/formal aplicada ao design de artefatos materiais tridimensionais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: SILVEIRA, Nathalie Barros da Mota
Orientador(a): CAVALCANTI, Virginia Pereira
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Design
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32192
Resumo: Em um contexto de grandes transformações como o que vivemos – marcado pela velocidade da troca de informações – um dos desafios do design reside em saber ler e interpretar as novas exigências do mundo contemporâneo. Se a forma é o meio de expressão por onde o designer faz chegar os conteúdos, se ela, enfim, significa, como faz esse profissional para comunicar uma ideia ou contar uma história através dela? Como a forma funciona e como se configura determinada linguagem? Há uma lacuna na bibliografia no tratamento de questões relativas à forma em relação ao design de artefatos materiais tridimensionais, que repercute no envolvimento estético dos designers no processo de criação. Por aí se assinala a necessidade de um instrumental que ajude a explorar e entender as minúcias presentes na composição visual, para assim fortalecer a reflexão sobre os elementos, princípios e relações que constituem a gramática visual/formal aplicada ao design material tridimensional. Tendo por parâmetro de que sem a compreensão da forma, de suas peculiaridades, de disposições e arranjos plástico-visuais dos artefatos do design não se chega à equilibrada percepção dos significados que são capazes de produzir, é que nos propusemos a desenvolver uma ferramenta para análise da forma de artefatos materiais tridimensionais, adaptando os elementos da gramática visual/formal do plano bidimensional, de modo a permitir a leitura visual dos artefatos em sua composição tridimensional.