Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
SANTANA, Gabriel do Nascimento |
Orientador(a): |
PEREIRA, Sônia Virgínia Martins |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pos Graduacao em Letras
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47023
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Resumo: |
Ao longo das últimas três décadas, vem se ampliando cada vez mais a importância das interações digitais na internet no dia a dia das sociedades atuais. Dentre todas as esferas de linguagem do mundo digital hodierno, o universo dos jogos digitais on-line vem assumindo lugar de destaque, especialmente na vida das gerações mais recentes. Partindo de um interesse particular nas produções linguísticas realizadas em situações de conflito e/ou hostilidade entre os usuários de ambientes digitais on-line, este trabalho teve como interesse primordial compreender, sob o enfoque teórico-epistemológico dos estudos da (im)polidez, o funcionamento da interação entre múltiplos jogadores em jogos eletrônicos on-line. Sob esse enfoque, objetivou-se identificar, descrever e analisar como, em partidas de jogos eletrônicos on-line, os participantes da interação elaboram estratégias coletivas em time por meio dos mecanismos de polidez e impolidez, no âmbito de situações de tensão relacional. Foi empregada uma metodologia qualitativa-interpretativista, amparada nos princípios teórico-epistemológicos da Etnometodologia, da Análise da Conversação e da Sociolinguística Interacional. Por meio de gravação de áudio e vídeo (da tela do jogo), foram coletadas e analisadas três partidas em dois jogos eletrônicos diferentes, isto é, seis partidas no total. A escolha dos dois jogos, League of Legends (LoL) e Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), se deu pelo fato de serem concebidos, nesta pesquisa, como os dois mais representativos no universo dos jogos de “competição” entre equipes, o que possibilitou diversificar os dados. As análises dos dados indicaram como resultado que os papéis específicos desempenhados por cada jogador os influenciam a escolherem certos mecanismos de polidez e impolidez específicos, cujos usos são (ou não) legitimados e/ou ratificados pelos participantes a depender da observância e do cumprimento adequado desses papéis. Tais papéis e funções comuns são requeridos/esperados de modo mais incisivo em momentos prototípicos de tensão relacional, em fases da partida regularmente categorizadas pelos jogadores como mais decisivas, perigosas, delicadas etc. Ao tensionar funções e papéis em situações potencialmente conflituosas, os interactantes foram compelidos a elaborar estratégias de manutenção da harmonia na interação. |