Criatividade, autoconsciência e habilidades cognitivas: um estudo sobre a experiência interna relacionada ao processo criador em artistas plásticos, estudantes de arte e leigos não iniciados

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: FREIRE, Marijaine Rodrigues de Lima
Orientador(a): NASCIMENTO, Alexsandro Medeiros do
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Psicologia Cognitiva
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25674
Resumo: Em mais de meio século de estudos científicos contemplando o construto cognitivo criatividade, muitas teorias foram elaboradas, em sua quase totalidade, voltadas ao domínio da análise funcional e relacionadas às ações externas ao indivíduo, não se encontrando quase nada referenciado aos elementos fenomenais da mente, relativos às sensações internas. O estudo da mente fenomenal, relacionado ao sentir e não ao fazer, configurou o primeiro objeto de estudo da psicologia, tendo havido um recuo das investigações devido à dificuldade em estudá-lo empiricamente. Esta pesquisa trata do desenvolvimento de um estudo dirigido para a mente fenomenal durante o processo criador em artistas plásticos. Teve como objetivo descrever, mapear, comparar, avaliar e esboçar um modelo científico das interrelações entre os elementos e a estrutura do campo fenomenal subjacente ao processamento cognitivo que suporta o processo criador em artes plásticas e os níveis das dimensões de criatividade, autoconsciência, habilidades cognitivas e envolvimento artístico na população participante. Baseou-se na Teoria dos 4Ps da criatividade, Teoria dos processos cognitivos associados à criatividade e Teoria da consciência, autoconsciência e consciência fenomenal. Contou com 271 participantes, dos quais 47 Artistas Plásticos, 72 Estudantes de Arte e 152 Leigos não artistas, com idade superior a 18 anos, de ambos os sexos e escolaridade mínima ensino médio incompleto, cujos dados foram coletados através de um estudo tipo ex-post-facto que consistiu da aplicação de uma tarefa artística prática com o tema pré-determinado ‘PAZ’, seguida da aplicação de uma escala relativa às sensações e sentimentos internos vivenciados no momento da criação, mais duas escalas, uma relativa à personalidade criativa e outra aos processos cognitivos associados à criatividade, todas com respostas objetivas estilo likert, também um inventário acerca do nível de envolvimento com arte e um questionário para variáveis de identificação pessoal. A análise de dados enquadrou-se à perspectiva nomotética, com a utilização de procedimentos da psicometria clássica e análise fatorial para levantamento dos principais índices estatísticos das escalas, seguida de exame das interrelações entre os fatores e demais variáveis do estudo, além de técnicas de regressão multivariada que foram integradas aos achados por análise multidimensional SSA pautada na teoria das facetas para aprofundamento do entendimento científico das relações entre os fenômenos cognitivos investigados, nas dimensões psicológica e fenomenal. Tais análises demonstraram que há um gradiente fenomenal que ladeia o processamento cognitivo, detectado por análise fatorial de elementos da experiência interna como Fala Interna, Autoconsciência Fenomenal etc, sugerindo que a mente faz coisas ao mesmo tempo que sente e evidenciando uma operação conjunta entre os processos cognitivos e os aspectos fenomenais da mente, mostrando que quão mais o indivíduo é criativo, neste caso a criatividade artística, mais autoconsciente, mais self, mais processos cognitivos de alta ordem e mais consciência fenomenal estão envolvidos. O presente estudo abre uma perspectiva de se avançar a documentação da fenomenologia durante processo criador em artes plásticas, ao evidenciar o potencial de uma hipótese dual da mente em termos psicológicos e fenomenais na direção da construção de teoria cognitiva mais robusta sobre a criatividade humana.