Todos os dias de paupéria: Torquato Neto e uma contra-história da Tropicália

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: de Alencar Castelo Branco, Edwar
Orientador(a): Muniz de Albuquerque Júnior, Durval
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7474
Resumo: Este trabalho narra as condições de existência no Brasil dos anos sessenta tomando como pretexto a vida e a obra de algumas pessoas cujos nomes estiveram vinculados ao que, no final daquela década, se convencionou chamar de ?movimento tropicalista?. A principal intenção do trabalho foi apresentar os textos e o ambiente ?tropicalistas? como buscas de novas estruturas de significação. Não foi dada importância ao movimento tropicalista, propriamente, mas aos discursos que o objetivaram, apagando as diferenças entre as múltiplas virtualidades nas artes brasileiras do período e reduzindo-as todas a uma identidade sólida, central e fechada. Rompendo com a idéia historicista de ?linha evolutiva? da Música Popular Brasileira, o trabalho procurou estudar os discursos e as práticas discursivas que deram visibilidade à Tropicália, o que permitiu escrever uma ?contra-história? do movimento