Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
Cravançola, Esmeralda Barbosa |
Orientador(a): |
Lima, Mirella Márcia Longo Vieira |
Banca de defesa: |
Hoisel, Evelina Carvalho de Sá,
Telles, Lígia Guimarães,
Maia, Guilherme,
Coelho, Frederico |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Instituto de Letras
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28725
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Resumo: |
Estudo da obra de Torquato Neto, direcionado pela hipótese de que os incursos melancólicos presentes em sua poética constituem mecanismo de resistência aos acontecimentos da época, oposição à vertiginosa violência do regime ditatorial e reação a um presente inapropriado. A leitura constata que não há superação das perdas e sim o seu reconhecimento. A melancolia que seria, a priori, vivenciada no íntimo do indivíduo, explode para uma extensão social a partir do chamado ao outro para ocupar espaços, saindo da experiência particular para a experiência coletiva, já que indivíduo e sociedade vivem à beira da dissolução. Procura-se evidenciar que, no atrito com o seu tempo histórico, o artista dedicou-se ativamente à cena cultural brasileira, como poeta, cronista, compositor e intelectual amador, desenvolvendo sua obra com a expressão das tensões vivenciadas pelo sujeito, que lúcido, caminha para seu fim, o que não deixa de ser paradoxal, uma vez que, nessa caminhada, deixa seus escritos como escapes, como modo de sobrevivência. Observa-se que a produção torquatiana oferece conhecimento da experiência histórica vivenciada por ele e por seus contemporâneos e dos desacertos do país, levando o leitor a reconhecer as formas artísticas dadas a essa complexa matéria. Nesse sentido, é feita uma sondagem da imagem da noite nos textos poéticos e sua relação com o sujeito cindido e com o contexto histórico, traduzindo os efeitos da melancolia numa produção convulsionada que lhe faculta o gesto da resistência. Resistência esta que também é representada por meio do experimentalismo presente nas crônicas produzidas no período de maior horror e censura aos meios artísticos e culturais que houve no Brasil, bem como por sua participação efetiva no movimento Tropicalista. |