Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
MUNIZ, Roberta Maria da Silva |
Orientador(a): |
CORDIVIOLA, Alfredo Adolfo |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pos Graduacao em Letras
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39955
|
Resumo: |
Há séculos, a ideia de América tem sido esboçada pelas versões oficiais da história, que tendem a silenciar os discursos das sociedades periféricas. Em resposta a esse silenciamento, emergem as narrativas de Eduardo Galeano e, com elas, possibilidades outras de compreensão. A proposta de leitura que apresentamos neste trabalho tem como objetivo analisar como Galeano esboça a ideia de América, sobretudo, da América Latina, ao longo de suas narrativas. Autor de uma vasta produção, Galeano é conhecido pelos questionamentos dos problemas decorrentes dos projetos coloniais na região. Na abordagem realizada no presente estudo, empreendemos uma visão panorâmica das narrativas publicadas entre 1971, ano de lançamento de Las venas abiertas de América Latina, e 2016, ano de publicação de El cazador de historias (2016), livro póstumo. Adotamos como corpus de análise a obra El cazador de historias em contraste com obras nodais como: Las venas abiertas de América Latina (2004), Días y noches de amor y de guerra (2011) e a trilogia Memoria del fuego (1982-1986). Verificamos que, enquanto escritura contestatória, a produção de Galeano conforma, através das tramas da história, uma rede inextrincável de memória, política e poética que culmina em uma proposta de desmontagem de uma ideia de América Latina delineada sob o espectro colonial. Percebemos que, através de El cazador de historias, emerge uma versão alternativa aos discursos hegemônicos e, na condição de contradiscurso, essa obra tende a reverberar uma coerência outra e, a partir dela, um sentido diverso para a ideia de América inscrita no imaginário cultural. Para realizar um estudo desse porte, adotamos uma abordagem à luz das contribuições dos Estudos Culturais, Pós-Coloniais e Decoloniais. |