Play4Fun: uma fábrica de jogos digitais casuais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: ARAÚJO, Allan Rodrigo dos Santos
Orientador(a): SANTOS, André Luís de Medeiros
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2732
Resumo: Este trabalho sugere uma abordagem baseada no conceito de fábricas para indústria de jogos (casuais). Para tanto, apresenta os principais desafios e problemas do contexto discutido; analisa e discute o estado da arte da tecnologia, dos processos e dos métodos de design empregados no desenvolvimento de jogos, apontando limitações e oportunidades de melhoria. Dessa forma, os processos de desenvolvimento surgem como o principal objeto deste estudo, considerando sua relevância para as organizações que desenvolvem jogos casuais. Assim, a dissertação sugere um processo de desenvolvimento detalhado através de fluxos de atividades, técnicas e métodos para as diversas disciplinas envolvidas no desenvolvimento de jogos casuais, introduzindo os conceitos processo de desenvolvimento sistemático, encapsulamento de conhecimento (reuso) e automação de atividades como forma de realizar uma transição entre o modo de produção atual (artesanal) e um novo paradigma, baseado em manufatura. Finalmente, este trabalho apresenta os resultados obtidos a partir da implantação deste processo, evidenciando métricas coletadas em projetos reais executados na indústria local (Recife, Brasil)