Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2015 |
Autor(a) principal: |
VARGAS, Veronica Carolina Lima |
Orientador(a): |
NEVES, André Menezes Marques das |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pos Graduacao em Design
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16490
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Resumo: |
Pesquisas recentes com empresas desenvolvedoras de jogos no Brasil mostram a dificuldade que elas enfrentam no que se refere à captação de recursos para financiar seus empreendimentos. Isso mostra a deficiência dos gestores em matéria de modelos de negócios. No aspecto acadêmico, os estudos da área de jogos, em sua maioria, também estão relacionados apenas ao artefato em si, carecendo de estudos sobre a forma como eles são inseridos no mercado de forma rentável e sustentável economicamente. Tratando aqui os jogos como um produto com foco no segmento dos casuais sociais mobile voltados para o mercado de entretenimento, entende-se que o desafio dos Game Designers vai além da configuração. A partir da ferramenta de concepção de jogos "Game Design Canvas" e com auxílio de Metodologias de Design, a apresentação de um novo Canvas é o objeto de estudo deste trabalho, com o intuito de auxiliar a concepção não apenas de jogos, mas a definição de sua cadeia de valor. Para tanto, são explorados os conceitos de: modelos de negócios, Metodologias de Design, jogos e um retrospecto sobre a evolução das estratégias de comercialização de jogos. Finalmente, para demonstrar a aplicação da extensão do Design Thinking Canvas, um exemplo prático do jogo Bubble Witch Saga 2 é apresentado. Como resultado deste trabalho, foi desenvolvida uma ferramenta com aplicação prática para construção de modelos de negócios de jogos. |