Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2014 |
Autor(a) principal: |
NOGUEIRA, Márcia Gonçalves |
Orientador(a): |
PADILHA, Maria Auxiliadora Soares |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13046
|
Resumo: |
Este trabalho foi elaborado com o objetivo de analisar os tipos de letramento(s) digital(is) mobilizados por jovens de periferia durante a produção de vídeos de bolso a partir de uma Pesquisa Participante, à luz do modelo teóricometodológico de (Multi)letramento(s) Digital (is) de Selber (2004), considerando os níveis de letramento digital: funcional, crítico e retórico. O referencial teórico baseia-se nos estudos de Heath (1983), Street (1984, 2003), Kleiman (2008), Buzato (2007), Lemke (2010), Dionísio (2007), New London Group (2006), entre outros que contribuíram para as reflexões propostas neste trabalho. A metodologia é de caráter qualitativo, a partir dos estudos realizados por Triviños (1987) e Demo (1995), e emprega questionários online, entrevistas semiestruturadas, registros em vídeo e notas de campo com jovens estudantes de escola pública estadual da região metropolitana de Recife/PE. Com os resultados fica evidenciado a capacidade dos jovens pesquisados transitarem por diferentes letramentos digitais, de modo hipertextual e não linear, buscando informações de forma autônoma no espaço virtual, (re)significando, desta forma, seus usos e aplicações. Observei, então, novos aprendizados e novos letramentos aflorando desta geração que mesmo com todas as dificuldades conseguem interagir e usufruir das Tecnologias Digitais em benefício próprio e da coletividade. Nessa perspectiva, as mídias de comunicação massiva transmitem informações e as novas mídias (e sua diversidade de linguagens) favorecem uma comunicação pós-massiva onde todos têm voz e vez na Cultura Digital. |