Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
SILVA, Josinaldo Barbosa de |
Orientador(a): |
CAMPELLO, Sílvio Romero Botelho Barreto |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pos Graduacao em Design
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37827
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Resumo: |
Esta pesquisa trata de um estudo exploratório sobre o processo criativo de alunos de Design Gráfico. Tem como base os aportes teóricos fornecidos pela Teoria da Atividade de Engeström (2015) e pela filosofia de Pareyson (1993), além da contribuição de autores que estudam o processo de design como Schön (2003), Dorst (2004) e Cross (2001). Para construção dos experimentos, foram realizados três pilotos que serviram como teste do desenho e protocolo preliminar. O experimento final foi realizado com alunos do Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico do IFPE – Campus Recife e constou no desenvolvimento de três artefatos gráficos (capa de livro, face tipográfica e um cartaz), por grupos de três ou quatro alunos, totalizando nove experimentos, que foram registrados em gravações audiovisuais. As conversações dos grupos durante o processo de criação foram transcritas, codificadas e classificadas conforme o método de Análise de Conteúdo, baseada em Bardin (2016) e Flick (2009). As categorias do sistema de classificação foram denominadas de Enunciados e foram subcategorizadas de acordo com a codificação aplicada. Os resultados foram analisados por meio do método descritivo, em que foi relatado o processo de criação dos alunos, e depois foram comparados através de matrizes de similaridade e dissimilaridade, que permitiram avaliar os processos dos artefatos e dos experimentos. Também analisamos as ocorrências e presenças do sistema de codificação. A conclusão mostra que os métodos aplicados permitem o mapeamento e visualização do percurso criativo de forma mais efetiva, aproximando o pesquisador do processo em si. |