Resgate histórico da legitimidade da literatura negra através dos poemas setecentistas de Domingos Caldas Barbosa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: MATIAS, Frederico José
Orientador(a): LIRA, David Pessoa de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Letras
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55395
Resumo: A Europa tem influência direta sobre os sistemas do mundo e estabeleceu estruturas prévias que atravessam o conceito de raça. Esse extrato causou uma diferença ontológica entre a Europa e as civilizações marginalizadas nas dinâmicas globais de poder. A África começou a ser explorada por povos europeus por volta do século XV, quando já possuía um sistema político, social e cultural muito organizado. Neste século, deu-se início ao processo de sabotagem contra o povo negro. Mitos sobre características do corpo negro foram reproduzidos, bem como alienação baseada na repetição de mecanismos repressivos, os quais faziam com que o negro perdesse a confiança em si mesmo. Na história do Brasil, a figura do negro é marginalizada, no que diz respeito ao seu lugar na sociedade em que os fatos acontecem e do seu lugar na história contada. Este processo complexo constitui-se perpassando áreas como política, sociedade e cultura, sendo válido para este estudo principalmente o que se refere à língua e literatura. Portanto, nesta dissertação, propõe-se analisar, com base nos constituintes geradores da escrita de uma literatura negra, como as características próprias do texto escrito pelo negro Domingos Caldas Barbosa na obra Viola de Lereno (1760) revelam a existência de uma literatura que reafirma sua negritude, ainda no contexto setecentista, partindo de fatores históricos, linguísticos e psicológicos. A dissertação também visa localizar e explicar contextualmente a relevância da obra e do autor; explanar acerca da reformulação de narrativas sobre as produções literárias do negro em 1700-1800 e elucidar valores da história, memória e da existência negra. Para contemplar tal proposta, foram realizadas diversas leituras que resultaram numa lista de autores (as) que serão usados como pontos de sustentação para os argumentos construídos ao longo do estudo, seja para concordância ou refutação. Destaco os (as) principais: David Brookshaw (1983), Zilá Bernd (1994), Domício Proença Filho (2004), Conceição Evaristo (2008) e Kabengele Munanga (2020) e Frantz Fanon (2008). Essa dissertação encontra sua relevância quando propõe a perspectiva da literatura negra não apenas enquanto uma expressão literária, mas como um meio de acesso para crítica; quando ainda se faz necessário uma elucidação acerca da história literária e das produções de negros em determinados períodos; quando, além de um viés literário-acadêmico, o projeto serve à sociedade na perspectiva da reabilitação e do fortalecimento, através da análise do texto literário, dos valores da história, da memória e da existência negra.