Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
ARAÚJO, Willamys Gomes Fonseca |
Orientador(a): |
GARCIA, Vinícius Cardoso |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Computacao
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26793
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Resumo: |
A internet das coisas (IoT) traz à tona a ideia de dispositivos de computação identificáveis, que são conectados à internet e incorporados a objetos do nosso dia-a-dia ou ligados a animais ou pessoas (ATZORI; IERA; MORABITO, 2010), ou seja, poderiam ser vistos também pela ótica de que pessoas possam vir a atuar como sensores. Em consonância à IoT, a utilização de smartphones tem tornado-se cada vez mais popular e acessível. De acordo com LEE; LEE (2015), a evolução das principais tecnologias IoT em relação a softwares e algoritmos com projeção para depois de 2020 são: softwares orientados para o usuário, o IoT invisível, easy-to-deploy de softwares IoT, colaboração things-to-humans, e IoT para todos. Nesse sentido, como forma de atender as premissas supracitadas, a utilização de técnicas de Programação Generativa (CZARNECKI et al., 2000) em que coloca seu foco na maximização da automação do desenvolvimento de aplicativos; e a abordagem da Arquitetura Orientada a Modelos (WARMER; KLEPPE, 2003), cujo diferencial está no fato do desenvolvimento ser baseado nas atividades de modelagem, trazendo flexibilidade e portabilidade para os softwares desenvolvidos; ambos podem ser vistos como uma alternativa para a criação de aplicações no âmbito de pessoas como sensores. Diante deste contexto, o presente trabalho apresenta uma abordagem orientada a modelos para o desenvolvimento de aplicativos na plataforma Android, dentro do domínio de pessoas como sensores, por meio da combinação de componentes de software reutilizáveis e os sensores presentes nos smartphones. Como forma de avaliar a abordagem, foi realizado um estudo de caso a fim de mensurar o reúso de software das aplicações. A abordagem propiciou bons resultados nas aplicações desenvolvidas, com bons índices reutilização de código, além de entregá-la pronta pra uso. |