Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2013 |
Autor(a) principal: |
ROSÁRIO, Rosana Lobo
|
Orientador(a): |
SAPUCAHY, Ana Flávia Mendes
|
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Pará
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Artes
|
Departamento: |
Instituto de Ciências da Arte
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: |
|
Área do conhecimento CNPq: |
|
Link de acesso: |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7936
|
Resumo: |
Este trabalho tem como objetivo desenvolver um estudo teórico-prático para estabelecer conexões entre os exercícios do ballet e os princípios do método GYROKINESIS®. Os pressupostos teóricos utilizados nesta pesquisa, no que se refere ao ballet, encontram-se em Bertoni (1992), Caminada e Aragão (2006), Minden (2005) e Vaganova (1969); no que se refere ao método GYROKINESIS®, em Campbell e Milles (2006) e Renha (2010); sobre consciência corporal utilizo Vianna (2005), e na área de educação somática, Feldenkrais (1977), Fortin (1998 e 1999), Hanna (1986) e Strazzacappa (2009 e 2012). O recurso metodológico utilizado neste estudo foi a pesquisa-ação com os participantes do projeto de extensão Conexões: os fundamentos do Ballet e os princípios do método GYROKINESIS®. Os colaboradores deste estudo são alunos e ex-alunos dos cursos técnico e de licenciatura em dança da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará - ETDUFPA. Os encontros foram realizados duas vezes na semana com duração de noventa minutos cada. As fontes de investigação utilizadas foram o registro através de fotos, vídeos, depoimentos e relatos dos participantes. Através da análise das conexões experimentadas, vislumbra-se a possibilidade do ensino da técnica do ballet mais integrado com o potencial e os limites do indivíduo, contrapondo ao ensino rígido e exaustivo. |